BLOG DA INICIAL

SACOLAS PRETAS PERSONALIZADAS

A cor preta geralmente é associada à requinte e elegância, pode ser usada como protagonista ou valorizando outras cores. Além de ser funcional, é uma boa opção para criar contraste com cores mais claras e/ou fortes, porém é necessário tomar alguns cuidados ao utilizar a cor preta na arte gráfica da sua sacola personalizada, para evitar alguns problemas, como manchas e decalques no produto final.

Para iniciar o processo, é necessário se ter em mente a quantidade necessária. Algumas gráficas disponibilizam a impressão em várias cores, incluindo preto total somente a partir de determinado número de unidades, devido ao custo unitário ficar elevado em produções de baixa tiragem.
Outro ponto essencial são as cores utilizadas, além do preto. Sacolas personalizadas podem ser 1 cor (monocromia), 2 cores (bicromia), 3 cores (tricromia), 4 cores (quadricromia) ou mais (policromia / cor especial), sendo mais comuns com 1 ou 2 cores.

Além disso, ao utilizar elementos da arte em outras cores, principalmente as mais claras sobre o fundo preto, é necessário estar atento se a cor preta não invadirá as demais cores, distorcendo e manchando os demais elementos da arte.
O tipo de papel é um dos pontos mais importantes ao optar por impressões em preto.

Dentre as opções existentes, são as mais utilizadas:
Papel Offset 120g a 180g - ideal para produtos menores, mais leves e baratos.
Papel Offset 115g a 240g e Duplex 225g - estes dois materiais são bem resistentes e possuem o custo parecido, podendo ser utilizadas em qualquer formato.
Papel Triplex 250g – pode ser considerado um material premium. Ótimo para acabamentos especiais e aceita impressão do lado interno da sacola. Reciclato 120g a 180g – ao contrário do que muitos pensam, o Papel Reciclado é um material Premium, apesar de ser proveniente matéria prima de perda.
Klabin – podemos considerar o melhor tipo para layouts que usam uma carga de impressão maior, principalmente para a cor preta. O uso do papel Klabin nesses casos, se torna fundamental para que no momento do acabamento, o material não fique com aspecto de usado, com marcas brancas nas dobras de maneira excessiva, preservando sua qualidade.
Para garantir que suas sacolas durem mais tempo, tenham uma boa qualidade e para dar mais um toque de requinte ao produto, é necessário investir em acabamentos.
Existem diferentes tipos de acabamentos que podem ser aplicados em sacolas. Os mais utilizados para confecção de sacolas personalizadas são:
Verniz de Máquina – seu efeito é bem leve no papel. Oferece uma boa proteção contra marcas de dedos (obrigatória em sacolas pretas impressas em papéis brilhantes). Seu custo é inferior, quando comparado a outros tipos de acabamentos. Disponível nas versões fosca e brilho.
Plastificação Brilho – confere maior resistência à sacola, além de proporcionar maior resistência à umidade, marcas de vincos nas dobras das sacolas, aumentando asim sua durabilidade.
Laminação Fosca – é um acabamento Premium, produzido com aplicação de uma película de BOPP. Confere uma textura diferenciada ao papel, com aparência fosca acentuada. Oferece uma proteção excelente contra sujeira e marcas de dedos, principalmente para sacolas pretas.
Verniz UV Localizado – é um acabamento Premium, que aumenta o bastante o brilho em um determinado local, escolhido pelo cliente. Sua aplicação total não é recomendada, para evitar que o acabamento fique “trincado” nas bordas da sacola.

Hotstamp –  dá um efeito dourado ou prata metalizado espelhado. É bastante utilizado em sacolas para produtos de alto valor agregado como artigos de luxo, jóias, sapatos e roupas de grife.

Custo benefício

A produção de sacolas personalizadas em cor preta pode se tornar um pouco mais cara do que a convencional, devido à situações como carga de tinta utilizada, cuidados na impressão e no acabamento. Mas como usar a cor preta no layout da minha sacola, mantendo uma boa relação custo-benefício?

A utilização de um papel mais simples, como o papel kraft é bem válida também para impressões em preto. Outra opção é a sacola preta com as laterais brancas. Nesses dois casos, não é necessária a utilização de laminação, o que reduz o custo com acabamento.

Aqui na InicialGraf temos as melhores opções de sacolas personalizadas para sua empresa. Entre em contato e escolha o melhor material e acabamento para suas sacolas, e impressione seus clientes.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Instagram

Categorias

FALE CONOSCO

Fácil, prático, com atendimento rápido e personalizado.
INICIALGRAF · 2019 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketNet